TAPE.png

TA pernambuco| Agreste Pernambucano

O Território de Aprendizagem do Agreste de Pernambuco é uma empresa que atua na gestão de conhecimentos que foram produzidos ao longo do tempo dentro do próprio território por agricultoras e agricultores, denominados talentos locais, que por deterem certas experiências de convivência com o semiárido contribuem para melhorar as suas condições de vida, assim como, a vida de outras pessoas no Brasil e no mundo por meio do compartilhamento dos seus saberes.

  • Facebook
  • Instagram

SOBRE NÓS

O território do Agreste de Pernambuco tem características de uma região localizada no semiárido brasileiro, na chamada zona de transição entre a Zona da Mata e o Sertão constituído de 71 municípios. Aqui o povo está aprendendo a conviver com a região, desenvolvendo e usando tecnologias sociais adaptadas como as cisternas, os barreiros, as casas de sementes crioulas, os sistemas de reuso de água, valorização das comunidades tradicionais como os quilombolas e as etnias indígenas através do resgate e manutenção de suas culturas originárias. 

Na agricultura somos forte desde a produção de cereais até a de fruticulturas. Nos últimos 20 anos com o trabalho de organizações não governamentais, associações comunitárias e movimentos sociais a forma de se trabalhar no campo vem sendo mudada com a implementação de uma agricultura familiar de base agroecológica a partir de hortas, quintais produtivos e agroflorestas. Os sistemas agroflorestais vem contribuindo para a conservação da nossa biodiversidade e produção de alimentos saudáveis.

A geografia do Agreste pernambucano é diversa com planaltos, serras e depressões, isso torna sua paisagem única e atraente. Imagina um pôr do sol na Serra do Sobrado no município de Jataúba, comer fava orelha de velho no Sítio Encantos da Serra com Josilma Bertino, ou dançar um forrozinho na comunidade de Riacho de Pedra e tomar um licor de jabuticaba no Sítio Pangauá ambos no município de Cumaru. Ou simplesmente comer uma banana na agrofloresta do Clécio Cleiton em Altinho. Somos um território cheio de tradições culturais e artesanais e que encanta quem o conhece, a exemplo dos festejos juninos como o São João de Caruaru considerado o maior do mundo, o artesanato como de mestre Vitalino que deu vida ao barro com suas obras, a xilogravura de Jota Borges e tantos outros/as artesãos/ãs nesta região que fazem o crochê, o bordado e a renda de renascença. Com toda essa riqueza e diversidade somos forte também no turismo.

Gerentes

1143845c-071d-48dc-b930-9566a4940ecb.jpg

Dyovany Otaviano

Gerente Território Agreste Pernambucano

Sou jovem do campo, multiplicador da agroecologia, filho de agricultores, resido no Sítio Pangauá no município de Cumaru-PE. Sou apaixonado pela agroecologia e sonho com um mundo cada vez mais sustentável, justo e igualitário. Tenho formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pernambuco e sou professor da rede estadual da Paraíba. Desenvolvo um trabalho sociocultural com crianças e jovens desde de 2004 na Comunidade de Riacho de Pedra, Cumaru-PE. Além disso, sou compositor e atuo também como produtor cultural. Gosto de mobilizar e promover ações juntamente com outros jovens da comunidade.

IMG-20211012-WA0222.jpg

Edson Cipriano

Gerente Território Agreste Pernambucano

Sou um jovem do campo, multiplicador da agroecologia, filho de agricultores, resido no Sítio Riacho de Pedra no município de Cumaru-PE. Gosto de mobilizar e promover ações juntamente com outros jovens da comunidade.

Atualmente sou gerente do Território de Aprendizagem do Agreste de PE, estou como conselheiro fiscal da Associação Cultural dos Jovens Rurais da Comunidade de Riacho de Pedra, sou um jovem licorista, artesão, auxiliar de cozinha, participo da Comissão de Jovens Multiplicadores (as) da Agroecologia (CJMA), participo do Comitê Mobilizador da Comunidade, participo do grupo cultural Pedra que Canta que desenvolve trabalhos artísticos na comunidade.

243197026_932686563989291_974280224860348294_n.jpg

Josilma Bertino

Gerente Território Agreste Pernambucano

Sou mulher, mãe e esposa, agricultora agroflorestal, técnica em agroecologia, estudante de ciências biológicas, sou da CJMA e do grupo gestor, faço trabalho voluntário com jovens na comunidade e sou gerente do TA PE.

Meu sonho é ser educadora na área de ciências biológicas para contribuir com a educação ambiental no nosso país para termos pessoas mais conscientes. Permanecer no campo com uma vida digna e de qualidade produzindo meu alimento e contribuir com minha comunidade”.

Sou apaixonada pela agroecologia e de como ela pode trazer mudanças positivas na vida das pessoas e principalmente dos agricultores, a agroflorestal é uma prática que está dentro da agroecologia que me encanta com sua diversidade e forma de produzir alimentos para todo  um sistema e de uma forma que imita a natureza.

Clicio.jpeg

Clécio Cleiton

Gerente Território Agreste Pernambucano

Clécio Cleiton da Silva Morais,sítio Tamanduá, Altinho-PE, sou jovem permacultor, agrofloresta, ambientalista, sonhador e visionário, vice-presidente do CONDEMA (conselho do meio ambiente do município) e faço parte da CJMA (comissão de jovens multiplicadores de agroecologia)fiz curso de Gestão Ambiental pelo SEMAS e Gerente do TA Agreste-PE. Ver o mundo livre do preconceito e ignorância, ajudar o próximo e os mais necessitados, conhecer novos territórios como: Acre e a Amazônia.

Nossos talentos

Conheça quem compartilha conhecimento conosco no TA Pernambuco | Agreste Pernambucano

VEM PRA pernambuco

Agende uma visita e aprenda conosco!

Clique na imagem ou escanei o QR Code com seu celular para manter contato conosco. 

(81) 982218370

QRCode-Generated-website.png