TA Brasil na Rota Experiências Positivas na Produção de Caprinos e Ovinos no Seminário

Teve início dia 13 e se estende até o dia 20 de agosto, a Rota de Aprendizagem intitulada de Experiências Positivas na Produção de Caprinos e Ovinos no Seminário. Durante todos estes dias um grupo de pessoas, de diferentes organizações, e representantes de instituições ligadas a agricultura familiar tem percorrido três estados do Nordeste: Pernambuco, Piauí e Paraíba.



A visita segue conhecendo experiências de sucesso, na ovinocaprinocultura e dialogando com grupos e organizações locais dos cariris ocidental e oriental da Paraíba, sertão do Moxotó, Sertão do Pajeú, Vale do Itaim, Sertão do São Francisco e Bacia do Jacuípe.


O TAPI - Território de Aprendizagem Piauí, fez parte do planejamento e execução da Rota, organizando a visita ao Vale do Rio Itaim, visita esta que aconteceu dia 15 de agosto. A partir da mobilização de gerentes e talentos do TAPI - e com apoio do projeto FIDA no Piauí, o Viva Semiárido -, foram recebidos técnicos de diferentes regiões e projetos em nosso território, além dos representantes das entidades responsáveis pela iniciativa. Os visitantes conheceram experiências exitosas voltadas ao trabalho com a ovinocaprinocultura no território, tanto nas organizações como em propriedades de talentos.



Sobre a organização dos produtores em associações e cooperativa, foi destacado o trabalho da cooperativa na região a COOVITA - Cooperativa dos Produtores e Produtoras da Chapada Vale do Rio Itaim -, que vem trazendo resultados não só na cadeia da ovinocaprinocultura de forma direta, mas também no empoderamento e na participação de jovens e mulheres nos grupos e organizações, formando novos coletivos e desenvolvendo outras cadeias produtivas, como a avicultura - sendo representada pela AVESERTÃO, associação de mulheres criadoras de galinha caipira do município de Betânia do Piauí.





Esta Rota de Aprendizagem tem a realização do FIDA, EMBRAPA e MINISTÉRIO da AGRICULTURA, PECUÁRIA e ABASTECIMENTO.

Com o apoio do IPA, SEBRAE, INSA, INSTITUTO FEDERAL SERTÃO PERNAMBUCANO, CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO e da UFCG - Campus Campina Grande - Paraíba.


Confira mais fotos da visita.


Texto: Marta Macedo / TAPI

Revisão: Kaká Nascimento

107 visualizações0 comentário