top of page

Rota de Aprendizagem promove visita à central de cooperativas da Agricultura Familiar em Juazeiro

Na última sexta-feira (25), na cidade de Juazeiro (Bahia), aconteceu mais uma programação da Rota da Aprendizagem. Os doze jovens centro-americanos, juntamente com os gerentes dos Territórios de Aprendizagem da Bahia (Arandelas) e do Piauí (TAPI), puderam conhecer como funciona a Central da Caatinga, as instalações do atual Armazém da Agricultura Familiar e o Empório da Agricultura Familiar. O Empório, que será inaugurado proximamente, será um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar e de entretenimento, construído graças à parceria entre a Central da Caatinga e o Governo do Estado da Bahia.





Central da Caatinga


Essa organização surgiu com a ideia de estabelecer conexões com as cooperativas da agricultura familiar no semiárido brasileiro. Seu maior foco é promover um ambiente de desenvolvimento sustentável atuando em rede e articulando novas alianças. A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) é um exemplo de cooperativas filiadas:





O armazém é um espaço provisório da Central da Caatinga, conseguimos esse local com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, para montar essa estrutura da loja temos aproximadamente 400 tipos de produtos”, enfatizou a presidenta da COOPERCUC e gerente do Território de Aprendizagem Arandelas, Denise Cardoso.





Ainda de acordo com Denise, existem três Centrais no estado da Bahia: Juazeiro, Serrinha e Irecê: “Isso é uma estratégia do Governo do Estado para fazer com que a agricultura familiar tenha um espaço para a comercialização”, finalizou a gerente.


Para finalizar o dia e a Rota de Aprendizagem foi realizado um momento dinâmico e reflexivo, onde os visitantes da América Central, juntamente com os gerentes dos dois territórios construíram um mapa com estratégias de mudanças e tomadas de decisões com as experiências vivenciadas ao longo desse intercâmbio.







O evento


Aconteceu entre os dias 20 a 26 de março a Rota de Aprendizagem - Jovens Construindo Redes Territoriais de Aprendizagem com jovens do semiárido baiano e piauiense que receberam 12 participantes da América Central. Esse intercâmbio teve como objetivo melhorar a compreensão dos jovens líderes que atuam no campo, fortalecer suas capacidades organizacionais e desenvolver redes de apoio mais eficientes e sustentáveis que ampliem suas oportunidades de inclusão social e econômica nos territórios rurais.


O evento foi realizado com o apoio dos seguintes parceiros: Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Procasur, Consejo Agropecuario Centroamericano (CAC) e Sistema de la Integración Centroamericana (SICA), Governo do Estado da Bahia através do Pró-semiárido e Governo do Piauí por meio do Projeto Viva o Semiárido.

39 visualizações0 comentário
bottom of page