Rota de Aprendizagem: Jovens construindo Redes Territoriais de Aprendizagem tem início neste domingo
Neste domingo (20), demos o pontapé inicial para a Rota de Aprendizagem, sendo assim, tivemos um dos momentos mais esperados: a recepção aos nossos visitantes da América Central.
A saber, 12 jovens de países como a Costa Rica, Panamá, El Salvador, Honduras, Guatemala e Belize, desembarcaram em solo brasileiro e estarão imergidos nessa rica experiência, durante esses dias de encontro.
Dessa forma, o roteiro deste domingo se iniciou na cidade de Juazeiro - BA até chegar a Petrolina para receber os visitantes e iniciar o momento de troca e conhecimento. Cumprindo a programação, um almoço garantiu um momento de interação e proporcionou conhecer um pouco sobre as expectativas de cada um para esse evento.
Daniela Robleto, Engenheira agrônoma e Representante da Rede Rural de Jovens da Costa Rica ressaltou que foi uma viagem longa para chegar ao Brasil, mas que ao desembarcar aqui foram recebidos com muito carinho. Além disso, ela falou sobre as suas expectativas para esse evento:
"Queremos fazer um intercâmbio de experiências com o que a gente vive na América Central e voltar com as nossas malas cheias de conhecimento para os nossos países com mais entusiasmo e com essa paixão que nos trouxe até aqui".
Ainda de acordo com Daniela, os momentos de interações já demonstraram que será possível trocar muitas experiências e conhecimentos com os jovens brasileiros, principalmente, na área do cooperativismo e no setor agro produtivo.
Para finalizar o dia, o ponto de parada foi na cidade de Uauá - BA, para apresentar aos jovens o que é o Território de Aprendizagem Brasil. Com essa agenda cheia, os visitantes se preparam para mais momentos ricos e de muito aprendizado que ocorrerão nesta segunda-feira (21).
Por fim, a Rota de Aprendizagem: Jovens construindo Redes Territoriais de Aprendizagem acontece entre os dias 20 a 26 de março e tem o apoio dos seguintes parceiros: Fundo Internacional Agrícola (FIDA), Procasur, Consejo Agropecuario Centroamericano (CAC) e Sistema de la Integración Centroamericana (SICA), Governo do Estado da Bahia através do Pró-semiárido e Governo do Piauí por meio do Projeto Viva o Semiárido.