top of page

Piauí recebe Rota de Aprendizagem Internacional da Ovinocaprinocultura

A atividade acontece de 10 a 16 de setembro 2023, e tiveram início, na sede da Embrapa Semiárido em Petrolina PE, tiveram início as atividades da Rota de Aprendizagem Internacional, com participantes de Lesotho, Btosuana, Zâmbia e Quênia. A atividade foi organizada pelo TAPI, Território de Aprendizagem Piauí, com apoio do FIDA, Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral- CE, e a Agência Brasileira de coooeração - ABC.


Após o momento da Embrapa, o grupo conheceu a experiência da Capricom e visitou o frigorífico em Rajada PE, onde se faz o abate e beneficiamento de caprinos, atualmente com selo de inspeção estadual. O selo assegura a qualidade da carne, e permite que a mesma seja comercializada em todo estado do Pernambuco.



Dando sequência às atividades, já no Piauí, o gupo conhecenceu experiências exitosas no Piauí, onde pela manhã houve um encontro em Betânia PI, na sede da Ascobetania, oportunidade que proporcionou aos participantes conhecer a estratégia dos territórios de aprendizagem, e compreender o papel do TAPI, no contexto de organização e execução dessa atividade. Além disso, também se conheceram as experiências de sucesso da Ascobetania e da COOVITA, Cooperativa dos Produtores e Produtoras da Chapada Vale do Rio Itaim, que vêm se destacando no processo de organização e comercialização da produção de ovinos e caprinos.



Após esse momento, foi possível conhecer a estrutura do frigorífico que está em processo de construção em Betânia, para abate e beneficiamento da produção. O mesmo, quando estiver funcionando, agregará ainda mais valor aos produtos, com a produção de cortes especiais.


Pela tarde, se visitou a propriedade do talento (Chico de Abel), que é exemplo de uma propriedade sustentável, e de reservas estratégicas de forragem para alimentação dos animais, sobretudo no período mais crítico do ano. A programação também contou com a presença da SAF, Secretária de Agricultura Familiar do Estado do Piauí, da superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social, Márcia Mendes, e o diretor de Articulação com Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças.


Confira outras imagens da Rota de Aprendizagem Internacional da Ovinocaprinocultura.










17 visualizações0 comentário
bottom of page