Aprendendo sobre agrofloresta em Cumaru -PE

Atualizado: 3 de dez. de 2021

Por: Josilma Bertino, Dyovany Otaviano


Foi Realizado dia 02 dezembro de 2021 o intercâmbio do Território de Aprendizagem do Agreste de Pernambuco - TAAPE, intitulado de Caminhos do conhecimento: compartilhando saberes agroecológicos.

Estavam participando agricultores/as da Paraíba, jovens do Ceará, um jovem gerente do TA Raízes Nativas, Jose Raú, da Paraíba, além de Mireya Valencia, representante do Procasur.






A primeira atividade foi realizada no dia 02 pela manhã na Unidade de Aprendizagem de Dyovana Gomes e Eduardo Nunes que são talentos do TAAPE do sitio Pangauá Cumaru-PE .

Nesta unidade de aprendizagem os agricultores/as tiveram a oportunidade de conhecer a agrofloresta uma atividade produtiva de forma diversificada e que contribui com todo o sistema agroalimentar.



Os jovens Dyovana e Eduardo junto com a família iniciaram uma agrofloresta a pouco mais de um ano através do projeto Terra de Vidas da Cáritas Alemã que visa a implementação de um sistema de reuso de águas cinzas integrado a um sistema agroflorestal, o RAC/SAF que foi acompanhado e assessorado pelo Centro Sabiá. O projeto é voltado para a implementação de uma agrofloresta que sirva de alimento para a criação animal no semiárido brasileiro.

Os jovens apresentaram um pouco do que é o projeto e como é implantado o sistema o RAC/SAF no qual a família faz parte de todo o processo desde o desenho até a implementação deste. O sistema agroflorestal - SAF é planejado em fileiras para facilitar a manutenção e desenvolvimento das plantas.






Os agricultores/as e os jovens que se faziam presentes tiverem um momento de prática na qual implantaram algumas mudas no sistema da família, nos espaços que ainda não foram implementadas. Em seguida, os gerentes trouxeram um pouco sobre a importância da agrofloresta para os agricultores/as do agreste de Pernambuco e como essa tecnologia social tem sido transformadora nas vidas das pessoas. Durante o intercâmbio foram passados alguns vídeos sobre sistemas agroflorestais e contamos com o depoimento de Dona Ivoneide Silva, agricultora experimentadora também do município de Cumaru-PE e que é beneficiária do projeto Dom Hélder Câmara. Foi um momento de muita partilha e aprendizados agroecológicos.


Fotos: Edson Cipriano


226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo