Construção do conhecimento, iluminando os caminhos do Semiárido

O Território de Aprendizagem Arandelas realizou nos dias 13 e 14 de outubro de 2021 o primeiro intercâmbio que marca o início e concretização do projeto de aprendizagem na Bahia.


Territórios de Aprendizagem é uma metodologia de gestão do conhecimento desenvolvida pela PROCASUR com apoio do FIDA e outros parceiros como SEMEAR internacional, com projetos financiados nos estados da Bahia, Piauí, Paraíba e Pernambuco.


Um dos principais objetivos deste coletivo, é empreender um negócio que tem por principal ativo a gestão do conhecimento local, através da promoção do reconhecimento formal dos saberes e inovações dos produtores e agricultores. Assim possibilitar o fortalecimento e renovação geracional dos negócios rurais vinculados à agricultura familiar e capacidade de transformação das comunidades camponesas na perspectiva da gestão de saberes e geração de renda.


O Intercambio dos Territórios de Aprendizagem da Bahia promovidos pela empresa Arandelas, desenvolveu diversas atividades afim de atender as demandas dos agricultores familiares do município de Betânia do Piauí, previamente identificadas através de visitas de reconhecimentos e conversa com os agricultores durante a as mobilização e sensibilização, para conhecer na prática as experiências desenvolvidas nas propriedades dos talentos rurais da Bahia.


Nesse intercâmbio destacaram-se, sobretudo, as experiências relacionadas à caprinovinocultura e à avicultura, alternativas e desafios encontrados na atividade, bem como soluções práticas e inovadoras nos sistemas de manejo e escoamento da produção nos diferentes mercados.


Durante o intercâmbio foi possível conhecer as experiências de comercialização desenvolvidas pelas COOFAMA- Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região, com a gestão do entreposto de ovos com o selo SIM, compra de insumos e gestão da produção dos quintais produtivos na perspectiva da produção e comercialização de ovos de galinhas caipiras.


Fotos: Imburanatec


Uma outra importante experiência visitada foi o Centro de Reprodução Animal e melhoramento genético de caprinos e ovinos do Município de Andorinha- Gerido pela Central de Associações e a Prefeitura Municipal de Andorinha e com apoio da CAR/Pro-Semiárido. Centro de reprodução com uma excelente estrutura física de laboratório, baias e animais de boa linhagem genética e uma boa pratica de empréstimos de animais para os agricultores beneficiários do projeto.


Para fim, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de Comercialização da Central de comercialização das cooperativas da Caatinga, sua loja, fábrica de ração (em construção) e centro de apoio e logístico de comercialização.

As Rotas de Aprendizagem apontam caminhos para transformar conhecimentos em insumos para a ação, aperfeiçoando práticas concretas e propondo outras alternativas viáveis para os contextos de origem dos participantes dos roteiros.


Esse momento de aprendizagem entre agricultores, possibilitou conhecer outras práticas/experiências de produção e manejo da criação de caprinos e ovinos na Bahia, como banco de forragens, manejo dos animais, produção de sal mineral agroecológico, beneficiamento da carne através da produção dos cortes nobres, embutidos e defumados de caprinos e ovinos cooperativas existentes que articulam a produção e comercialização dos agricultores e suas diversas formas de comercialização, troca de saberes de agricultores no mesmo ramo de atividades.


Conhecer as experiências dos agricultores familiares com a criação de galinha caipira, sobretudo o seu arranjo produtivo e comercial e criação caipira, com quintais produtivos e na agro industrialização

para acesso ao mercado.


Fotos: Imburanatec


O 1º intercambio realizado pela ARANDELAS, trouxe uma experiência inovadora nos territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, com o propósito de fortalecer o cooperativismo, a agricultura familiar com práticas inovadoras e as diversas estratégias de Convivência com o Semiárido. Para os talentos uma nova visão de compartilhamento de conhecimento a valorização do seu trabalho e uma perspectiva de vida melhor, o reconhecimento, uma parceria que está dando certo.


Venha conferir o nossas redes sociais com mais informações.

https://twitter.com/home

https://www.instagram.com/arand_elas/




33 visualizações0 comentário